Psicologia Escolar Educacional
Trabalho apresentado a disciplina História da Psicologia, ministrada pela professora Solange Soares como requisito de nota parcial ao 1º NI da turma 1PSV1 do primeiro semestre do curso de Psicologia.
BELÉM
2014
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como tema a Psicologia Escolar Educacional e sua respectiva área de atuação. A Psicologia escolar educacional trabalha na promoção de saúde mental no ambiente escolar com interação com toda a equipe pedagógica, pais e alunos. É uma área ampla que envolve psicologia e educação. O psicólogo escolar atua não apenas na remediação de problemas, mas também desenvolvendo trabalhos que visem a prevenção dos mesmos.
Este trabalho teve grande importância para o grupo, pois através dele aprofundamos nosso conhecimento acerca dessa área tão abrangente dentro da Psicologia, enriquecendo e embasando nossa formação acadêmica e profissional.
Para o desenvolvimento deste trabalho, utilizamos de pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos.
O desenvolvimento está constituído de um capítulo, no qual contextualizamos historicamente a psicologia escolar educacional, em seguida esclarecemos o que ela é, onde, como e quem atua nela.
Os primeiros movimentos da psicologia escolar educacional surgiram no século XIX com os trabalhos do então psicólogo e educador estadunidense Granville Stanley Hall que, em 1882, lançou um artigo que se intitulava “O conteúdo da mente da criança quando ingressam na escola”.
No cenário europeu, a frança era o país que mais se destacava no desenvolvimento dessa área especifica da psicologia, caracterizando-se ora pelas intervenções psicológicas realizadas em alunos que demonstravam ter necessidades escolares especiais como também pelos trabalhos de Alfred Binet, psicólogo e pedagogo, que contribuiu significativamente para o desenvolvimento de instrumentos psicométricos cuja finalidade era de avaliar a inteligência humana, por isso, Binet é considerado o inventor