Psicologia Escolar/Educacional
O conceito de Psicologia Escolar/Educacional abrange a intersecção entre a Psicologia na Escola e a Psicologia da Educação. Embora haja variações sobre as definições e as reais atribuições entre Psicologia Escolar e Educacional, atribui-se à primeira o status de aplicada (visando a atuação prática) e à segunda, o de acadêmica (visando a pesquisa). Como ambas se complementam e se apóiam esta dicotomia parece ser apenas acadêmica.
Psicologia Escolar
A Psicologia Escolar, surgiu da necessidades educacionais e escolares, principalmente em ocorrência de problemas de aprendizagens e comportamentos apresentados por alunos, ou seja, voltada para psicologia clinica restringindo ao atendimento do aluno problema, na tentativa de diagnosticar e modificar comportamentos considerados inadequados.
A Psicologia Escolar é uma área ampla que envolve aspectos da psicologia e da educação, e faz interface entre psicologia e educação. O psicólogo inserido na escola é responsável pela promoção da saúde mental, ou seja, promoção de bons relacionamentos interpessoais, boa autoestima, boas condições de aprendizagem/desenvolvimento, facilidade de expressão, preocupação com individuo e suas limitações, atuando junto a todos os membros que fazem parte da escola : alunos, educadores ( diretores, professores e funcionários ) e os pais e o trabalho com estas pessoas é sempre continuo.
APsicologia Escolar está a serviço de todos os que são educados ou influenciam o processo de desenvolvimento do educando sob todos os aspectos, considerando-se, de modo geral, o processo ensino-aprendizagem baseado no desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social.
A participação do psicólogo na equipe multidisciplinarse norteia pela perspectiva de procurar relacionar os conhecimentos específicos da Psicologia com os conhecimentos educativos, utilizando instrumentos adequados para o melhor aproveitamentoacadêmico do aluno, como a distribuição apropriada de conteúdos