thau
1 – Há diferenças entre “definição de arquitetura” e “interpretação de arquitetura”? Por quê?
A divergência dos conceitos de ‘Definição’ e ‘ interpretação’ existe quanto ao fato do primeiro, texto de Elvan Silva sobre a definição de arquitetura, procurar delimitar seu objeto de estudo, buscando um conceito primordial que auxilie na análise deste, sendo tal conceito preciso e despido de qualquer parcialidade, estritamente formal e concreto. Já o segundo, como mostrado no textos ‘‘Saper Vedere L’Architettura’’ de Bruno Zevi, faz análises se vinculadas em aspectos pré-determinados tais como os que se enquadram às três grandes categorias: As relevantes ao conteúdo, as relações com as mais diversa partes da sociedade; As fisiopsicológicas, a conexão entre o estado de espirito e a arquitetura; As formalistas, vinculadas ao conflito conteúdo-forma. Além dessas, porem, existem outras bases de interpretação, como politicas, filosófico-religiosa, cientifica, econômica-social, técnica e espacial.
O trabalho de definir a arquitetura é extremamente dificultado por esta ser um objeto de estudo extremamente abrangente e diversificado, tal como as artes dentre outras áreas do conhecimento, sendo assim extremamente difícil de sintetizar e delimitar. Mesmo os estudos sobre a arquitetura são prejudicadas com tal fato por terem que se preocupar com todos os seus estilos, da antiguidade à pós-modernidade, abrangendo todas suas semelhanças e contradições.
2 – Bruno Zevi em seus trabalhos teóricos (“Architectura in nuce” e “Saber ver a Arquitetura”) se deteve em uma interpretação de arquitetura em particular: a interpretação enquanto fenômeno espacial. Além disso, ele destaca outras importantes interpretações. Discorram sobre cada uma destas