Administraçao
Renan Ortega da Silva1
Iniciação a Sociologia
Nelson Tomazi, possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade
Federal do Paraná (1972) e é doutor em História, pela mesma Universidade (1996).
Atualmente, é professor aposentado, dedicando-se a escrever e implementar ações que visem a efetiva implantação, com qualidade, da sociologia no ensino médio.(TOMAZI, Décio)
O século XVIII e as transformações políticas e econômicas.
No final do século XVII, na maioria dos países europeus, a burguesia comercial, formada por comerciante e banqueiros tornou-se classe com muitos poderes. Ao desenvolver a manufatura, os organizadores da produção passaram a se interessar cada vez mais pelo aperfeiçoamento das técnicas de produção, visando produzir com menos pessoas aumentando os lucros. Portanto, procuram investir nos inventos, apareceram a máquina de tecer, a máquina de descaroçar, algodão, bem como se iniciou a aplicação industrial da máquina a vapor e outros tantos inventos. A consolidação do capitalismo e a ciências da sociedade.
A sociologia representava, para Comte, o coroamento da revolução do conhecimento. A sociologia como as outras ciências, deveria sempre procurar reconciliação entre o mundo natural, entre a ordem e o progresso.
A influência de Auguste Comte se estende principalmente a toda tradição republicana, seja na Europa ou América Latina. No Brasil é muito clara como pode ver o lema que se estampa na bandeira nacional: Ordem e Progresso.
1
Acadêmico do 2° semestre/2014, do curso de Ciências Contábeis da FCARP.
A tradição socialista.
A tradição socialista, nascida da luta dos trabalhadores em vários momentos, tem como expressão intelectual de maior peso o pensador alemão Karl Marx que juntamente com Friedrich Engel procurará estudar a sociedade capitalista a partir de seus princípios constituídos e de seus desenvolvimentos tendo como objetivo adotar a