Thau
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
RESENHA
ANA BEATRIZ SOARES DA SILVA
BELÉM
OUTUBRO – 2012
ANA BEATRIZ SOARES DA SILVA
RESENHA
Trabalho apresentado ao Professor (a) Celma Chaves, da disciplina Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo I, da turma 04020, turno vespertino do curso de Arquitetura e Urbanismo.
BELÉM
OUTUBRO - 2012
1-INTRODUÇÃO
* Resenha feita do capítulo “As Várias Idades do Espaço” (capítulo 4) do livro “Saber Ver a Arquitetura”, de Bruno Zevi.
CAPÍTULO 4- AS VÁRIAS IDADES DO ESPAÇO
A história do desenvolvimento da arquitetura se mistura com a história da civilização, com base na sua cultura espacial ou no seu gosto arquitetônico. No processo histórico-artístico há pressupostos a se levar em consideração: 1- Pressupostos sociais: resultados de um programa construtivo, fundamentado basicamente nas condições econômica e nos costumes. 2- Pressupostos intelectuais: inclui a coletividade, o individuo e aquilo que ele almeja dentro da sociedade, religião, mundo, etc. 3- Pressupostos técnicos: progresso nas técnicas e organizações construtivas as suas aplicações no artesanato e na indústria. 4- O mundo figurativo e estético: o conjunto das concepções e interpretações da arte e o vocabulário figurativo que, em cada época, forma a língua de onde os poetas extraem palavras e frases para exprimir, em linguagem individual, as suas criações. Todos estes fatores, analisados no conjunto de suas relações variáveis, apresentam a cena sobre a qual nasce a arquitetura. São