relatório velocidade do som
Matrícula:
Turma: 6A
Professor: Moézio Silva
Objetivos
- Determinação da velocidade do som no ar como uma aplicação de ressonância
Material
- Cano de PVC com êmbolo;
- Diapasão de frequência conhecida;
- Martelo de borracha;
- Termômetro digital;
- Paquímetro;
- Trena.
Introdução
Estudar o som se trata de estudar ondas e os seus fenômenos, pois o som que nossos ouvidos captam são simplesmente ondas mecânicas. O conhecimento para medir a velocidade do som pode ser muitas vezes, útil, por exemplo, no livro “viagem ao centro da terra” há um momento em que o personagem usa de seus conhecimentos desse conteúdo para calcular a distância entre ele e outro personagem, usando a velocidade do som, e o tempo que a voz dele demora para chegar no ouvido do colega.
Nessa prática usaremos, principalmente, o fenômeno da ressonância, que acontece muito em objetos durante o nosso dia-a-dia, de instrumentos musicais até pontes. Um episódio muito famoso foi o da ponte Tacoma Narrows, nos EUA. Acredita-se que a ponte caiu devido aos ventos que estavam muito fortes em um certo dia e produziram uma frequência que entrou em ressonância com a frequência natural de vibração da ponte, que a fez vibrar até cair. Isso mostra a grande importância que o estudo desse fenômeno tem para a engenharia.
A ressonância ocorre quando um corpo recebe energia através de ondas com a mesma frequência da sua frequência natural, isso faz o corpo ondular com amplitudes cada vez mais altas.
Essa ondulação é característica de interferências construtivas e destrutivas, aumentando a amplitude, como na imagem a seguir:
Assim se da o formato das ondas estacionárias, com ventres e nós caracterizados nesse exemplo:
Nessa prática vamos trabalhar com ondas semelhantes a esta, achando seu comprimento de onda e suas