Relatório velocidade do som
Usando conhecimentos e fórmulas referentes ao fenômeno físico denominado ressonância, determinar a velocidade do som.
2. MATERIAL
- Cano de PVC com êmbolo;
- Diapasão de frequência conhecida;
- Martelo de borracha;
- Fita métrica;
3. INTRODUÇÃO
Cada sistema físico capaz de vibrar possui uma ou mais frequências naturais de vibração, características que são inerentes a maneira como o corpo é constituído.
Quando um corpo recebe energia através de excitações periódicas de frequência, ocorre o fenômeno de superposição de ondas, fato que altera a energia do sistema e modifica a amplitude desse. Caso a frequência natural de oscilação do corpo e a frequência periódica exercida sob ele sejam iguais, a energia do sistema aumentará, fazendo com que vibre com amplitudes crescentes.
Dessa forma, se um corpo encontrar-se em repouso e sob ele incidir uma onda com frequência igual a natural desse corpo, o corpo começará a vibrar com a frequência fornecida, a esse fenômeno físico é dado o nome de ressonância. Portanto um corpo pode reforçar um som que esteja em ressonância com ele.
O fenômeno de ressonância é de fundamental importância na construção civil, visto que, ao planejar edificações, deve-se fazer estudo de fenômenos que possam gerar frequência, como o vento, e evitar que a construção tenha frequência natural igual a esse fenômeno, evitando assim que haja uma ressonância e que a construção desabe ao não aguentar a amplitude do movimento.
Um dos mais conhecidos usos da ressonância é encontrado na sintonização de rádio, onde cada estação de rádio é capaz de entrar em ressonância com uma determinada frequência.
Pode-se também utilizar a ressonância para o cálculo da velocidade do som, com equipamentos consideravelmente simples, que permitam uma variação de comprimento dentro de uma coluna de ar em um tubo.
3.1 Ressonância para determinar a velocidade do som
Para determinar a velocidade do som, monta-se um sistema de um cano de PVC com um