psicologia do trabalho
Psicologia do Trabalho
Thailla Fabiane Kataoka
N ivea Maria Silva Santos
13306481
Unidade-2ª; Psicologia Aplicada
A Picologia do Trabalho dedica-se ao estudo, concepção, avaliação e reestruturação das atividaes do trabalho. Também existe a Psicologia Organizacional que está preoculpada em estudar os aspectos organizacionais das firmas e empresas. Ambas muitas vezes estudam o comportamento dos indivíduos e dos grupos no seu ambiente de trabalho. Seus conhecimentos são de grande importância para os profissionais de todas as áreas.
Tanto na Psicologia do Trabalho como a organizacional oferencem informações que dão suporte à Psicologia da Educação ao utilizar os princípios oferecidos por elas, a respeito do coportamento humano e dos processos mentais, para facilitar o processo ensino-aprendizagem. O contexto educacional é constituído por sujeitos, esses que se encontram e foram construídos a partir de uma dada realidade social. Pode-se pensar que os fenômenos educacionais entre eles: a relação professor/aluno, aluno/aluno a seleção de conteúdos, a metodológia adotada, a forma de avaliaçaõ utilizada, o fracasso escolar e outros.
Quando falamos de Psicologia da Saúde devemos considerar que a saúde deve está em primeiro lugar e ímplica em pensar o homem como um ser que é ao mesmo tempo biológico, psicológico, cultural e social; havendo uma inteiração entre o sujeito e o ambiente onde vive. Ela estabelece uma performace essencial para o psique ao buscar a etiologia e o processo de cura da enfermidade. Essa psicologia busca contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mentalmente saudável; conquistando um ponto bio-psico-social, de cada ser percebendo-o como peça essencial para uma melhor qualidade da vida em sociedade.
Essas três psicologias juntas constroem estratégias sociais, institucionais, organizacionais e de politica pública de saúde que evitem e amenizem as consequências de doenças mentais.