PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
RAQUEL REGINA PEREIRA
Sobre a o desenvolvimento humano, algumas reflexões.
“Somos personalidades que crescemos e nos desenvolvemos como resultado de todas as nossas experiências, relacionamentos, pensamentos e ações. Somos o resultado, a soma de as partes que vão construindo uma vida”. Axline (1982, p. 195).
Este artigo propõe uma tênue discussão acerca da Psicologia da educação, mais singularmente sobre o desenvolvimento humano: sócio-afetivo, psicomotor, cognitivo e da linguagem, a partir da análise das principais teorias que hoje permeiam o debate em educação, ou seja, no olhar teórico de Piaget e Vygotsky sobre o processo de ensino-aprendizagem.
Desde a concepção até a morte, o ser humano participa ativamente do processo ininterrupto e apaixonante que é seu próprio desenvolvimento. Este processo abrange o crescimento do corpo, com suas características neurológicas, suas sensações e percepções, e esta aliado à crescente capacidade de raciocínio, à apreensão de conceitos abstratos e à compreensão e segurança quanto aos aspectos afetivos e sociais.
Para Piletti (1997, p. 200) “o desenvolvimento humano é muito rico e diversificado. Cada pessoa tem suas características próprias, que a distinguem das outras pessoas, e seu ritmo próprio de desenvolvimento.”
A importância do estudo do desenvolvimento, segundo Bock et all (1999, p. 81), é entendermos que “a criança não é um adulto em miniatura. Ao contrário, compreender isso é compreender a importância do estudo do desenvolvimento humano. [...]. Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária, permitindo-nos reconhecer as individualizações, o que nos torna mais aptos para a observação e interpretação dos comportamentos”.
Atualmente, as mais significantes contribuições