Fatores que alteram a velocidade de uma reação
RESUMO
Nos procedimentos realizados com diferentes materiais (como clipes metálicos) e reagentes (como o Sonrisal®), procurou-se demonstrar a partir de uma olhar puramente qualitativo, as diversas velocidades de reações. Pode-se constatar que estes processos químicos irão ser influenciados por uma série de fatores que vão desde a temperatura até sua composição. Assim, o estudo da cinética envolvida nos fatores de velocidade torna-se esclarecedor na compreensão de quando as reações se tornarão mais rápidas e quando irão ser retardadas.
Palavras-chave: Qualitativo; velocidade; reações; processos químicos.
INTRODUÇÃO
As reações químicas têm permitido à humanidade resolver muitas das questões que a desafiam. No entanto, para que isso fosse possível, foi necessário aprender como alterar a velocidade das reações seja acelerando as excessivamente lentas ou retardando as muito rápidas.
Uma reação química é um rearranjo de átomos provocado pelas colisões (choques) entre as partículas dos reagentes. Para que ocorra uma reação química duas condições são necessárias haver afinidade química entre as substâncias e colisões entre as moléculas dos reagentes que levem a quebra de suas ligações para formação de novas ligações (rearranjo dos átomos dos reagentes para formação dos produtos). [1] Mas há fatores alteram a freqüência de colisões entre os reagentes de uma reação química, aumentando ou diminuindo a velocidade com que ela ocorre. Estes podem ser temperatura, superfície de contato, pressão, concentração, presença de luz, catalisador e inibidores. [2]
Para a aula experimental proposta, dentre os fatores citados, foram postos em prática a temperatura, superfície de contato, concentração e catalisador. E para sua realização, dentre outros foi utilizado Sonrisal, batata (Solanum tuberosum), água oxigenada, iodeto de potássio (KI) e solução de sulfato de cobre (CuSO4).
O Sonrisal® é um medicamento efervescente