Sistema de Monitoramento e Controle de Temperatura e Umidade Relativa
3 a 7 de setembro de 2006 - PUCPR Campus Curitiba
Sistema de Monitoramento e Controle de Temperatura e Umidade
Relativa
Sávio José Sena Santos 1; José Alberto Naves Cocota Júnior2
1
Professor Doutor Luiz Fernando Ríspoli Alves – Orientador
3
Professor Doutor Paulo Barros Marcos Monteiro
Escola de Minas/ Universidade Federal de Ouro Preto
Resumo – O trabalho refere-se a um sistema de monitoramento e controle de temperatura e umidade relativa, com aplicações em museus e bibliotecas.
(Palavras-chave: monitoramento, controle, sensores de temperatura e umidade)
Introdução:
Umidade relativa do ar, temperatura, poluição (sujeira, poeira e terra) e mofo são alguns dos exemplos de fontes de depredações ambientais que podem ser evitadas ou reduzidas por meio de um adequado condicionamento de ar. Os sistemas de monitoramento e controle de temperatura e umidade existentes hoje no mercado, em sua maioria, são importados, caros, de tecnologia “fechada”, e se mostram pouco eficientes. O desenvolvimento de um novo projeto de controle de temperatura e umidade relativa que atue principalmente em museus e bibliotecas, é o foco do trabalho.
Método
O sistema de monitoramento e controle foi realizado a partir de pesquisas sobre redes industriais, sistemas de controle, aquisição de dados, sistemas embutidos, interfaceamento e aprimoramento de pesquisas anteriores sobre o assunto. Feito o estudo sobre os diversos tipos de sensores e atuadores existentes, buscou-se, no mercado, os dispositivos mais adequados.
O sensor de temperatura utilizado foi o
LM35DZ, que apresenta uma tensão de saída linear e proporcional à variação de temperatura e não requer nenhuma calibração. Para o monitoramento da umidade relativa foi utilizado um sensor capacitivo HIH3610, da Honeywell, que apresenta saída linear, e cobre a escala de 0% a 100% da
umidade relativa e também