PROCEDIMENTO PARA O CONTROLE DA TEMPERATURA E UMIDADE NO LABORAT RIO
1. Status de Revisão
Elaborado por:
N° revisão:
Aprovado por:
Data:___/___/___
2. Objetivo
Definir o procedimento para o monitoramento e controle da temperatura e umidade, assegurando que a qualidade do ar no laboratório e almoxarifado seja adequada.
3. Definições
-Termohigrômetro: instrumento que permite a leitura da temperatura e umidade de um ambiente.
- Desumidificador: aparelho que retira o excesso de umidade de um ambiente através de um sistema físico que retira a água presente no ar. É utilizado para manter a umidade relativa do ar em porcentagens consideradas ideais.
4. Procecedimento
4.1. Temperatura
4.1.1. Manter as temperatura no laboratório entre 15° e 30° C ( temperatura ambiente) durante todo o tempo. Isto é importante para o armazenamento e estabilidade dos reagentes, amostras e produtos.
4.1.2. Determinar a temperatura ambiente diariamente ( determinar sempre no mesmo horário), utilizando um termohigrômetro adequado localizado em cada ambiente que deve ser monitorado ( laboratório, almoxarifado ).
4.1.3. Anotar a temperatura encontrada no registro de temperatura e umidade ( ver modelo no item 5 ).
4.1.4. Caso a temperatura esteja acima da especificação sugerida, adotar uma ação corretiva de abaixar a temperatura local através do ajuste do termostato do sistema de ar condicionado. Se a abaixar a temperatura estiver abaixo da especificação, ação corretiva a ser adotada deverá ser de aumentar a temperatura do ambiente. A ação corretiva adotada deverá ser registrada no formulário para a leitura no campo determinado para “ Ação Corretiva”, através de setas indicadoras de aumento ( Î ) ou diminuição ( I ) de temperatura. Quando não for preciso adotar uma ação corretiva deve-se preencher este campo com a NA ( Não se aplica )
PROCEDIMENTO PARA O CONTROLE DA TEMPERATURA E UMIDADE NO LABORATÓRIO
4.2.Umidade relativa do ar (UR)
4.2.1. Manter a umidade relativa do ar no