BIOMA MATA ATL NTICA
Curso de Engenharia Florestal
Walkiria de Araújo Silva
ESPÉCIES DA FAUNA DO BIOMA MATA ATLÂNTICA EM RISCO DE EXTINÇÃO
Goiânia-GO
2015
Walkiria Araújo da Silva
ESPÉCIES DA FAUNA DO BIOMA MATA ATLÂNTICA EM RISCO DE EXTINÇÃO Trabalho apresentado à Universidade Federal Do Goiás, como parte das exigências da composição de notas da disciplina Ecologia Geral Prof. Dr. Jácomo Divino Borges.
Goiânia-GO
2015
INTRODUÇÃO
A Mata Atlântica é uma formação vegetal que está presente em grande parte da região litorânea brasileira. Ocupa, atualmente, uma extensão de aproximadamente 100 mil quilômetros quadrados.
Atualmente é considerada uma das florestas de maior biodiversidade do planeta, apesar de sofrer com alguns problemas como desmatamento, especulação imobiliária para compra de terrenos, poluição do seu ar e o tráfico desenfreado de animais silvestres. Esse é o principal motivo para que a extinção de muitas espécies seja cada vez mais frequente. O problema é tão sério, que pode desencadear uma sucessão de outros distúrbios florestais, sem mencionar o desequilíbrio do ecossistema. Quando observamos a fauna encontramos um número bastante alto de espécies que se encontram ameaçadas de extinção. Um dos pontos chave dessa situação está na fragmentação do habitat dessas espécies. Os mamíferos de médio e grande porte são os que mais sofrem com essa realidade do desmatamento. Isso acaba fazendo com que as populações que ainda existem na região fiquem subdivididas e contem com um número bastante baixo de indivíduos. Algumas espécies acabam desaparecendo pelo fato de que não conseguem sobreviver seja por falta de lugares para se manter dentro da floresta ou mesmo porque estão sem alimentos.
Quando enfocamos na fauna da Mata Atlântica podemos observar uma grande quantidade de espécies sob ameaça de extinção e as aves merecem destaque. Em grande parte,