Psicologia Do Cotidiano Ruth
Local: Campinas Shopping
Data:
Hora:
O local escolhido para minha primeira observação foi o Campinas Shopping, escolhi esse local por ser um lugar bem movimentado, e frequentado principalmente por jovens e famílias. Era um sábado à tarde, o dia relativamente ameno, e apesar de ser um local bem movimentado, esse dia em específico estava mais tranquilo. Sento-me em um dos bancos do corredor principal do shopping e começo a observar as pessoas passando de todos os lados, crianças, jovens, adultos. Percebo então que é um lugar ideal para observar sobre o tema proposto: Geração e Idade.
Em determinado momento uma menina e um menino sentam-se no banco ao lado, logo percebo que se trata de um casal de namorados pelo modo como trocam carinhos e beijos apaixonados. O shopping geralmente é mesmo um ponto de encontro para casais. A menina parecia ter em média 14 anos de idade, e o menino aparentava ser mais velho, talvez 18 ou 19.
Logo que vejo aquele casal, começo a lembrar de mim mesma quando mais nova, e o quanto era teimosa e inconsequente, do quanto não dava ouvidos para meus pais quando me repreendiam quando estava errada. Penso então o quanto gostaria que eles estivessem aqui para verem o quanto mudei, o quanto amadureci. A tristeza toma conta de mim e demoro algum tempo pra retomar minha atenção ao casal.
Voltando o foco a eles me questiono se os pais sabem do namoro, se sabem onde estão principalmente com relação à menina que aparenta ser bem mais nova que ele, e assim me vejo preocupada. Preocupada? Sim preocupada, e com alguém que nem conheço! Na verdade esse é um dos meus defeitos, me preocupo demais com as pessoas, talvez por ter perdido os pais muito cedo e por ter que cuidar de um irmão mais novo, e que também é adolescente.
Os dois parecem felizes, o garoto bem carinhoso passa boa parte do tempo passando a mão em seus cabelos e segurando sua mão. Esqueço um pouco a preocupação e começo a perceber o quanto é encantador ver um casal tão