grifo
Alunos: Gamaliel chaves, Ruth Isabela, Luciana Henriques, Wélen Barboza, Thayane Dos Santos.
1- Segundo a abordagem inatista, todo indivíduo quando nasce, já traz consigo uma espécie de "bagagem psíquica" que lhe dará características muito específicas à sua personalidade, ao seu ser.
Como exemplo temos irmãos de mesmo pai e mãe, criados da mesma forma e são tão diferentes e por outro lado existem pessoas sem grau de parentesco, criados de formas diferentes e são muito parecidas.
2- A proposta da Escola Nova: se o desenvolvimento é o desdobramento de uma essência boa, ao adulto só cabe acompanhá-lo, pois que não deve interferir com o seu curso natural.
A proposta da escola tradicional: a educação iria apenas arrematar, dar um tipo de polimento àquilo que a natureza criou.
3- A corrente ambientalista advoga que o meio é capaz de moldar o homem segundo seus imperativos, de tal forma, que este é convertido em uma mera marionete das contingências.
No que diz respeito à aprendizagem, esse tipo de raciocínio nos leva de encontro a uma proposta conhecida como "condicionamento” ou "modelagem" do comportamento. A aprendizagem aqui é concebida como o resultado de reforços e punições contingenciais, de maneira que, quanto mais uma resposta for reforçada, mais chances ela terá de se repetir.
4-É a ciência fundamentada nas inúmeras dicotomias, isto é, pares de opostos, como, corpo e alma, o bem e o mal, e etc. Esses pares de opostos, quando confrontados, esterilizam a discussão, pelo simples fato de que, em verdade, constituem falsas questões. Isto porque parecem não deixar saídas, levando-nos a um controlável, previsível e passível de ser esgotada e/ou contida por nossos conhecimentos acadêmicos.
5- É aquela que afirma que o desenvolvimento humano se processa buscando ultrapassar a dicotomia do indivíduo, o ser biológico e o ser criado pelo meio.
6- Os atributos biológicos são pensados em relação ao contexto no qual se realizam. Não adianta