De repente dá certo
RESUMO:
O presente artigo tem como base a leitura e a interpretação do livro “De repente dá certo” da autora Ruth Rocha. Rocha é conhecida principalmente como uma autora de livros para crianças. Mas ela também fala a linguagem dos jovens. Prova disso são os três livros: “O mistério do caderninho preto”, “Pra que serve?” e “De Repente dá Certo” que fazem parte da série de mesmo nome: De Repente dá Certo. Nesta série, com seu estilo inteligente e sedutor, Ruth descreve algumas das primeiras descobertas da vida e faz refletir sobre o significado da existência.. Para dar corpo ao trabalho, primeiramente será feito uma síntese da vida da escritora. No seguimento, terá um resumo da história com algumas considerações das autoras do artigo. Também será necessária uma abordagem sobre a ilustração, por este quesito ser uma parte primordial neste tipo de literatura. Outro fator discorrido neste trabalho são os aspectos linguísticos, por serem recorrentes e, portanto não menos primordiais. Para finalizar será exemplificada uma proposta de trabalho que irá dar significado ao contexto geral por tratar-se de um trabalho voltado à sala de aula.
PALAVRAS-CHAVE: Literatura, ilustração, proposta de trabalho e sala de aula.
INTRODUÇÃO:
Mesmo que não haja uma definição específica do que seja romance juvenil, são comuns os autores consagrados da literatura infantil também se aventurarem no universo adolescente ou juvenil, escrevendo narrativas que enfocam as questões “próprias” da idade: medos, relacionamentos, separação de pais, primeira menstruação, alimentação e hábitos, incentivo à leitura, convivência familiar, rotina escolar entre outros.
O seguinte trabalho será dividido em duas partes. Primeiramente será feita a análise da obra e logo após, na segunda parte será explicado como o livro será trabalhado durante as aulas, juntamente com as propostas