Análise ergonomia de produto
Galão de água
Thaís Resende Girundi da Silva
Introdução:
O presente trabalho tem como objetivo expor algumas situações em que a forma de um produto e suas maneiras de manuseio se tornam pouco eficazes, exigindo assim, uma reformulação do mesmo, o que nos possibilitou o estudo de um provável desenvolvimento metodológico, que auxiliaria os usuários com os produtos já existentes. A partir disso, foram feitas análises por meio de visitas a locais especializados e entrevistas com diversos estereótipos de consumidor. O produto selecionado pelo grupo foi o Galão de água grande, item comum no cotidiano de todos. Pode ser comprado facilmente em revendedoras de água mineral e supermercados. Embora de fácil acesso, o transporte e manuseio ao instalá-lo requer determinados cuidados, exigindo um certo nível de habilidade e força dos compradores.
Visamos, com base nas pesquisas e experiências, tentar descobrir melhorias para este tipo de produto e, possivelmente, apresentar resultados satisfatórios para os problemas encontrados, relatados e documentados pelos entrevistados.
Entrevista do Distribuidor:
Distribuidora de água Mineral Xuá
Situada no morro da Glória
Entrevistado: Marco Aurélio Soares
Questionado sobre o uso dos galões, seu transporte, peso e maneiras de manuseio e entrega, nosso entrevistado mostrou muita aceitação ao tipo de projeto ao qual nos direcionamos e proporcionou respostas claras, sinceras e objetivas. “ Os galões são em minha opinião, uma maneira muito eficaz de acesso a água de qualidade, e são simples na troca, os galões são sempre reaproveitados e isso impede que o meio ambiente seja poluído.
O tamanho e o peso são sim um problema na teoria, mas até que com alguns métodos e equipamentos nós conseguimos fazer a distribuição do produto sem efeitos colaterais para nossos profissionais. No caso da dificuldade do comprador na instalação do produto, nossos entregadores fazem esse