wgwwgw

862 palavras 4 páginas
Desenvolvimento

Parte: Artur
Primeiramente, no ramo producional e ambiental entendemos como recurso tudo aquilo que é necessário no intuito de produzir algo, de obter algo. Por exemplo, o dinheiro é um recurso financeiro e produtivo. O recurso no plano de gestão é mais voltado para o lado administrativo.
Como pode ser visto, o conceito de recurso é algo que abrange várias áreas, porém nosso foco será a área de gestão ambiental.
Existem dois tipos de recursos:
Recurso renovável – Implica no conceito de renovação, ou seja, no conceito de algo que após ser utilizado poderá retornar a sua forma original. Um ótimo exemplo é o ciclo da água que será exibido mais abaixo.
Recurso não renovável - Como o próprio nome diz significa algo que não volta a sua forma original. Ou, mesmo que volte, perderá suas características estruturais. Exemplo: O petróleo que após realizar seu ciclo de combustível não se consegue voltar a forma original, como por exemplo separar suas substâncias de forma a obter a matéria prrima.
Uso excessivo de um recurso
Como foi visto acima nem todo recurso é renovável, ou seja, pode ser utilizado quase que sem se preocupar com seu gasto. Sendo assim deveria haver uma certa preocupaçao com relação ao uso dos recursos, até com os renováveis.
O petróleo, por exemplo, após ser utilizado para se transformar em combustível na geração de movimento aos automóveis não pode ser transformado na sua forma original. Infelizmente, ainda não se sabe um meio de se realizar o ciclo do petróleo, contrariando a lei de Lavoisier que afirma que nada se perde, tudo se transforma. O petróleo pode estar até contido na fumaça emitida pelos carros, mas não se sabe aproveitá-lo.
O uso excessivo do petróleo gerará poluição por parte dos carros que contribuirá para o aumento do efeito estufa. Não obstante isto, o possível vazamento de petróleo causado nas refinarias em alto-mar quando ocorre gera um imenso problema ambiental que afetará não só as espcias marinhas mas

Relacionados