Relatório Diversidades nas Organizações
A diversidade é de fato um assunto bastante interessante, porém, ainda pouco explorada por executivos e empresários do mundo corporativo.
Pode-se tratar a diversidade de varias maneiras e identificá-la em diferentes situações no dia-a-dia. Atualmente é impossível dissociar o mercado de trabalho das diferenças globais que estão intrínsecas a este universo corporativo de alta competitividade. Os que entendem e transformam essa competitividade em uma concorrência saudável, focada no objetivo, na grande maioria são os que têm maior retorno e sucesso.
É sabido que as organizações procuram se estabelecer dentro de um determinado nicho, buscando atingir suas metas e objetivos neste segmento. Todas as empresas de sucesso buscam através do planejamento melhores recursos para executar suas atividades e atingir da maneira mais sucinta resultados positivos, de modo que o lucro seja além de resultado de uma ação, objetivo da organização.
Algumas leis e diretrizes figuram por trás deste assunto e cabe aos homens de negócio utilizá-las de maneira que o retorno seja mais favorável à sua organização - por exemplo, cota para afrodescendentes em Universidades, percentual de reserva de vagas para deficientes em concursos e empresas (de acordo com o seu porte). Existem maneiras diferentes de interpretar essas normas - alguns dirão que esta correto e ponto final; outros dirão que é um benefício aos envolvidos; outros dirão que é preconceito. O fato é que as normas existem e devem ser seguidas, mas não apenas seguidas - devem ser transformadas em lucros. E isso é realmente possível? Sim, a ideia principal é identificar qualidades e competências nos envolvidos e empregá-los em projetos e funções onde as oportunidades de desenvolvimento sejam de melhor resultado.Mas acredite, não são todos os profissionais que conseguem identificar competências nos seus subordinados. Hoje em dia ainda é bastante comum encontrarmos em