Trabalho Ergonomia
ERGONOMIA E HIGIENE DO TRABALHO
RESOLUÇÃO DE ATIVIDADE
1 – Faça uma descrição resumida dos agentes potenciais de risco, indicando o tipo de dano que cada um pode causar. (Cite 2 exemplos de cada).
Riscos físicos são referentes às condições físicas do ambiente que decorrem de processos e equipamentos, bem como a radiação e pressões anormais. Os riscos químicos se referem a substâncias químicas lançadas no ambiente de trabalho que podem penetrar o organismo e gerar problemas de saúde, podendo ser fumos e gases, por exemplo. Riscos ergonômicos são oriundos da adaptação dos postos de trabalho às características do funcionário, como por exemplo, intenso esforço físico e execução de atividades monótonas e repetitivas. Os riscos biológicos se relacionam com a presença de microorganismos no ambiente de trabalho e uma vez que penetram o organismo humano levam a doenças profissionais, são como fungos e vírus, por exemplo.
2 – Com relação à ergonomia e com base nos textos fornecidos, indique os tipos de parâmetros necessários para avaliação ergonômica de um posto de trabalho.
A abordagem ergonômica ao nível do posto de trabalho faz a análise da tarefa, da postura, dos movimentos do trabalhador, das suas exigências físicas e psicológicas. Os parâmetros são referentes à rotação do pessoal, frequencia dos intervalos de trabalho, iluminação excessiva ou deficiente, esforço físico exigido para desempenho de atividades, monotonia e repetitividade destas, a peridiocidade de manutenção de máquinas e equipamentos, etc.
3 – Faça uma pesquisa desenvolvendo os principais tópicos que deram origem a higiene e segurança do trabalho a nível nacional e internacional.
A higiene e segurança do trabalho iniciou-se com a Revolução Industrial e visava diminuir o número de acidentes que ocorrem nas atividades profissionais. Pelo que se sabe, a preocupação com os acidentes e doenças decorrentes do trabalho humano surgiu na Grécia Antiga, quando Hipócrates (considerado o