Trabalho Ergonomia
PATRICIA DA COSTA
ERGONOMIA DO ESPAÇO CONSTRUIDO
CASCAVEL – PARANÁ
2014
FACULDADE ASSIS GURGACZ
PATRICIA DA COSTA
ERGONOMIA DO ESPAÇO CONSTRUIDO
Trabalho apresentado à disciplina de Conforto ambiental III: Ergonomia e Acústica, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Assis Gurgacz.
Professor: Guilherme Marcon
CASCAVEL – PARANÁ
2014
INTRODUÇÃO
No universo dos projetos para espaços de funções diversificadas existem profissionais responsáveis por coordenar os projetos para a qualidade do ambiente construído: o arquiteto, e o ergonomista. O ergonomista atua provocando a demanda e definindo cada vez mais seus serviços junto a outros profissionais, de maneira a garantir sua participação desde o início do projeto de novas situações de trabalho.
Infelizmente no Brasil, a ergonomia não aparece como ferramenta importante na concepção dos projetos.
A ergonomia vem aos poucos ganhando importância como ferramenta fundamental de trabalho, que pode e deve trabalhar desde a formalização das ideias preliminares até o produto final, ou seja, na negociação do escopo do contrato, estudo preliminar, detalhamento do projeto, tomadas de orçamentos, acompanhamento da execução do projeto e na avaliação pós-ocupação, e seu objetivo principal está na busca do conforto e do fácil deslocamento dos espaços.
Consultar o código de obras e zoneamento são informações imprescindíveis, para iniciar uma edificação, já o programa de necessidades que irá idealizar o futuro empreendimento, geralmente é apresentado com clareza e bom entendimento, na maioria das vezes, sem uma pesquisa adequada de mercado.
A diferença entre projetar um edifício e uma residência, se dá na prioridade de estudar os ambientes, a concepção da forma, consultar a família, saber as necessidades e os detalhes em que se idealizam a residência, em alguns casos, cria-se até um vinculo de amizade entre o arquiteto e a família, contribuindo para o