ergonomia no trabalho
A ergonomia é o estudo científico das relações entre o homem e seu ambiente de trabalho. É a profissão que aplica teoria, princípios e métodos na intenção de aperfeiçoar o bem estar humano e o desempenho geral de um sistema.
O termo ergonomia foi adotado em 1950 pelos países Europeus, e em 1959 foi criado a Associação Internacional de Ergonomia (IEA) na cidade de Oxford, e em 1961 na Suécia aconteceu o 1° Congresso dessa Associação.
A IEA divide a ergonomia em três segmentos de Especialização:
*Ergonomia Física: que lida com as resposta do corpo humano a carga física e psicológica. Nesse segmento inclui manipulação materiais, demandas do trabalho e fatores como repetição, vibração, força e postura estática relacionadas à lesão repetitiva (LER).
*Ergonomia Cognitiva: conhecida como engenharia psicológica, trata dos processos mentais, como a percepção, atenção, cognição, controle motor, armazenamento e recuperação da memória. Lidando também com o estresse decorrente ao trabalho, tomada de decisão, vigilância, interação humana, tecnologia e treinamento.
*Ergonomia Organizacional: trata da otimização e estruturação organizacional com políticas e processos como trabalho em turnos, programação, motivação e satisfação no trabalho, trabalho em equipe e ética.
O Ministério do Trabalho (TEM) através da NR17 estabelece parâmetros que adaptam as condições de trabalho para proporcionar o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente das funções.
A Ergonomia aplica-se co ferramentas de ações em virtude de uma qualidade, mapeamento de processos e a introdução de novos aplicativos a um grupo.
Os sistemas de qualidade possibilitam em humanizar os processos do homem ao sistema e da pessoa com o método.