Controladoria
Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA
Departamento de Ciências Contábeis
Curso de Ciências Contábeis - 7º Período Noturno
Análise da Cadeia de Valor e Gestão Estratégica da Logística
Montes Claros - MG Abril de 2012
Análise da Cadeia de Valor e Gestão Estratégica da Logística
Trabalho apresentado ao 7º período do Curso de Ciências Contábeis, ao professor Giorgino Venerando, da Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES como pré-requisito para avaliação.
Montes Claros - MG
Abril de 2012
Análise da Cadeia de valor
Entende-se por cadeia de valor, de qualquer empresa, em qualquer setor, o conjunto de atividades criadoras de valor, desde a fonte de suprimentos de matérias primas básica, passando por fornecedores de componentes, até o produto final entregue aos clientes.
A estrutura da cadeia de valor é um método para se dividir a cadeia – desde as matérias primas básicas até os consumidores finais – em atividade estratégicas relevantes, com o principal objetivo de se compreender o comportamento dos custos e as fontes de diferenciação.
A controladoria tradicional adota um enfoque que é em grande parte interno à empresa: suas compras, seus processos de produção e comercialização, suas funções, seus produtos e seus consumidores. Ou seja, assume uma perspectiva de valor agregado, iniciando com as compras e pagamentos das matérias primas e finalizando com a entrega dos produtos e recebimento das faturas emitidas aos clientes.
Sabe-se porém, que o conceito de cadeia de valor é fundamentalmente diferente do conceito de valor agregado. Estrategicamente falando o conceito de valor agregado apresenta dois grandes problemas: começa muito tarde e termina muito cedo.
Integração da cadeia produtiva
O alinhamento da cadeia de suprimentos envolve a identificação das necessidades dos