Educação Fisica
Compreendemos na leitura que, a dança contribui para o aprendizado do aluno, utilizada como um instrumento lúdico, é prazerosa. Relacionando a dança com o que o aluno aprende em sala, foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva com alunos do Pré III de uma escola de Presidente Prudente, baseado nas ideias de Rudolf Laban e Lê Bouche.
Nas aulas, foram utilizados diversos materiais, até uma amarelinha no chão, para ajudar como recurso espacial, além de algumas músicas como MPB, Folclóricas, cantigas de roda e etc, para estimular a linguagem e a audição. Através de jogos e brincadeiras, estimular o pensamento logico matemático, e jogos calmantes que trabalham a inteligência cenestésica corporal.
O objetivo da pesquisa foi analisar a performance dos alunos após as atividades. Foi preenchida uma ficha das observações feitas de cada criança, que mostrou um grande empenho, no que diz respeito a socialização, cooperação, disciplina e percepção auditiva, com o uso do feed back escolar.
Chegamos à conclusão, que a dança deve ser inserida sim na escola, pois favorece o despertar de um vínculo concreto de sujeito-mundo nas crianças, permite o desenvolvimento de atividades que motivam a produção de ação e compreensão, beneficiando o estimulo para ação e decisão do desenrolar das mesmas, fortalecendo a auto estima, a auto imagem, alto confiança e o auto conceito da criança
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
A INSERÇÃO DA DANÇA ESCOLAR COMO POSSIBILIDADE DE EDUCAÇÃO INTEGRAL
(RESENHA)
ADILSON FERREIRA 000
AGNALDO AMANCIO 312104367
CLÁUDIA SILVA 312201508
JOSÉ LUIS 312113522
PAULA MAGALHÃES 313106843
RONALDO GOMES 313203928
OUTUBRO/2014