Psicologia da educação
Centro de Educação à Distância
Polo Joana Angélica
Letras com Ênfase em Língua Inglesa
Diego do Nascimento Teles RA 379715
Nádia Viana Fontes RA 385968
Psicologia da Educação Profa. Maria Helenrose Coelho
Salvador/Ba
2012
Diego do Nascimento Teles RA 379715
Nádia Viana Fontes RA 385968
Psicologia da Educação
Tutor presencial Prof. Edvaldo Ribeiro
Salvador/Ba
2012
Introdução A existência da psicologia da educação como uma área de conhecimento e seus saberes práticos e teóricos tem em sua origem a crença que a educação e a aprendizagem podem melhorar de forma grandiosa com o uso adequado dos conhecimentos psicológicos. Estas convicções estão enraizadas nos pensamentos e nas teorias filosóficas e no surgimento da psicologia científica, há discordâncias em quais princípios devem ser utilizados e em que aspectos da educação devem ser utilizados. Há um número grande de teorias da aprendizagem, podendo ser condensadas em basicamente 2 teorias relevantes como as do condicionamento e as cognitivistas.
A teoria do condicionamento define a aprendizagem pelas consequências comportamentais e condições ambientais como base da aprendizagem, assim a aprendizagem se dá através da conexão entre o estímulo e a resposta.
Na teoria do cognitivismo define aprendizagem como um processo de relação do sujeito com o mundo externo, por consequência no plano educacional, o indivíduo adquire novas ações como forma de inserção ao meio.
Para a Psicologia a aprendizagem é um processo a ser investigado.
“A psicologia da Educação compreende, pois a utilização de conclusões obtidas em diversas áreas das ciências psicológicas sobre assuntos que interessam especificamente à educação e à investigação de problemas relacionados às pessoas sob ação educativa”(Goulart, 2000, pág. 14)
Abordaremos alguns dos principais teóricos e suas contribuições para a educação. Sigmund Freud