psicologia da educação
Luciano Macêdo e Adriel dos Santos1
O que sei sobre psicologia
Assim como outras ciências buscaram na Filosofia a explicação de certos fenômenos, a Psicologia igualmente recorreu aos conhecimentos filosóficos para explicar os fenômenos da natureza humana em relação ao comportamento e aos processos mentais do indivíduo. Foi a partir dos conhecimentos filosóficos que a Psicologia teve seu embasamento, dando assim a origem de sua epistemologia, constituindo-se então no ramo do conhecimento científico.
A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais, embora existam estudos voltados à Psicologia animal que também é voltado ao comportamento, no nosso âmbito vamos ater-se à Psicologia humana.
O homem é um ser pensante e ativo, dotado de capacidades cognitivas e vontades no qual a partir do momento em que nasce gradativamente vai adquirindo conhecimento, experiências e assim vai construindo conceitos e ideias durante toda sua vida. Enfim, no decorrer da vida, o indivíduo ao se encontrar em constante aprendizado, poderá mudar de comportamento, formar novos conceitos de acordo com novas etapas e experiências que ele passa a vivenciar.
A Psicologia tem como finalidade explicar os diferentes comportamentos de cada indivíduo levando- se em conta os processos mentais, e mais ainda na Psicologia do Desenvolvimento que tem como principal objeto, o estudo das faixas etárias para caracterizar os níveis de comportamento e desenvolvimento como também suas respectivas mudanças de acordo com a idade do ser humano.
A Psicologia aplicada à Educação se concebe no contexto da escola que por sua vez tem como principal alicerce as teorias cognitivistas que estão inclusas nos projetos políticos pedagógicos. Indubitavelmente, a Psicologia Educacional é um meio imprescindível pelo qual professores e educadores se apropriam (ou não) para um melhor exercício da atividade docente,