Psicologia da Educação
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Educação”, sob orientação do professor-tutor presencial
SOROCABA
2013
INTRODUÇÃO
Numa sociedade precário sócio cultural e ao mesmo tempo consumista e individualista em que vivemos atualmente surge, em caráter de necessidade especial, no que tange respeito ao ensino-aprendizado proposto e usado para nossa sociedade no quesito aluno escola.
Várias abordagens, com teorias e métodos de ensino de alguns homens consagrados na psicologia educacional serão propostas e avaliadas como um todo para que a escola e a família sejam, para a criança, um instrumento alicerçado de formação de caráter e intelecto da criança – aluno, que é o nosso maior objeto de estudo em destaque. Serão destacados algumas teorias e seus pesquisadores que contribuíram para a história da melhora da educação e suas influências e métodos, com cunho científico, na importância sócio cultural e ensino-aprendizagem, utilizados como forma de adaptação criança e meio esterno, são eles:
Sigmund Freud: Buscava o significado oculto por meio da psicanalise, ele teorizou que os sonhos eram uma manifestação do inconsciente.
Jean Piaget: Estudava o desenvolvimento e construção do desenvolvimento. Ele dizia que o desenvolvimento da infância não é linear, mas é um movimento que se da por saltos, rupturas a inteligência muda de qualidade, a seqüência da inteligência passa.
Henri Wallon: Para Wallon cada criança tem uma historia peculiar e única, e isso que a escola tem que articular junto com as demandas atuais e as perspectivas de futuro. Para Wallon as manifestações de emoções nos contagiam, o meio das pessoas é o primeiro a contagiar a criança. A inteligência se constitui da fusão do emocional no inicio da vida humana com o desenvolvimento da linguagem.