Psicologia da Educacao
Aluno/a:____________________________Curso:_________________Período:________
Aluno/a:____________________________Curso:_________________Período:________
Aluno/a:____________________________Curso:_________________Período:________
* “A concepção inatista parte do pressuposto de que os eventos que ocorrem após o nascimento não são essenciais e/ou importantes para o desenvolvimento (DAVIS; OLIVEIRA, 2010, p. 34). Explique qual o papel da educação nesta concepção e quais as suas implicações práticas e políticas para o sistema de ensino.
1). Na concepção inatista o papel da educação é intervir o mínimo possível no desenvolvimento e aprendizagem do ser humano, visto que, segundo a concepção inatista, as suas capacidades elementares já o acompanham desde seu nascimento e o meio, ou seja, a escola e outros espaços de interação não exercem influencia alguma sobre o homem. Esta abordagem afirmaria sem duvidar que o fato de filhos de artistas tornarem-se artistas, filhos de esportistas tornarem-se esportistas, filhos de médicos, tornarem-se médicos estaria ligado à hereditariedade e à maturação. Essa concepção trás implicações prejudiciais à educação. Pois, nessa visão a educação está centrada no aluno, ele é responsável pelo seu aprendizado e se não foi capaz de apreender certo conteúdo, é visto como incapaz. Além disso, implicações políticas como a desvalorização do professor e a despreocupação com o planejamento de aula, são frutos dessa concepção pedagógica.
Nessa concepção caracterizam implicações práticas e políticas: o fato da responsabilidade está na criança (e no máximo em sua família) e não na sua relação com o contexto social mais amplo, nem tão pouco na própria dinâmica interna da escola. O processo educativo ficar assim na dependência de traços comportamentais ou cognitivos inerentes ao aluno. Gerar um certo mobilismo e resignação provocados pela convicção de que as