Psicologia Aplicada à Administração
INTRODUÇÃO
O que é psicologia?
Quando olhamos esta ciência sob a ótica popular, verificamos que existem diversas confusões conceituais e até a popularização de termos por ela utilizada e entendidas de forma equivocada .
Apesar de muitos acreditarem que o objeto de estudo desta ciência refere-se ao estudo da mente, do subconsciente, do pensamento etc. A psicologia moderna tem na verdade como objeto de estudo o comportamento, podemos dizer que o psicólogo tem como meta explicar o pensamento através do comportamento, na tentativa de compreender de forma mais científica o indivíduo.
Algumas confusões se devem, talvez, a utilização de diversas visões para explicar o mesmo comportamento, isto é, a psicologia se utiliza de algumas teorias, que tentam explicar o mesmo objeto de estudo (comportamento), visto por ângulos diferentes, assim como o fazem outras ciências, tais como a medicina.
No entanto, por se tratar de um estudo extremamente complexo, o entendimento popular passa a ser mais difícil e muitas vezes equivocado, levando muitos a acreditarem ser a psicologia algo subjetivo e até irreal, ou pouco científico.
1. HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
Os primeiros passos da Psicologia
A psicologia é uma ciência jovem , a pré-história da psicologia confunde-se com a história da filosofia, considerada sua irmã caçula tendo atribuído seu nome de batismo a WOLF em1832/34 e seu objeto de estudo, assim como a filosofia, a ALMA.
Durante o período filosófico a psicologia ganha forma como discurso metafísico, centrado nas relações corpo-alma. Esta idéia surge inicialmente no século XVII com Descartes que afirmava existir duas entidades separadas corpo e alma , sendo a alma reservada aos ser humano a o carpo aos animais. As idéias de Descartes foram muito contestadas e discutidas por diversos autores.
A pré-história da psicologia registra estudos do comportamento humano através da Astrologia, Quiromancia, Grafologia e outros.
A Astrologia