Descobrindo Geometria Fractal Em CAAD
383 palavras
2 páginas
“Descobrindo Geometria Fractal em CAAD” Francisco Garcia, Angel Fernadez, Javier BarralloFICHAMENTO:
Fractais são atualmente utilizados em diversas ciências, pois ela pode ser aplicada em problemas que métodos comuns dão suporte de resolução.
O próprio nome Fractal já diz sobre o que ele se trata, fractal vem do latim, e quer dizer irregular, assim sendo a geometria fractal é aplicada a formas irregulares, desta forma ela é diametralmente oposta à geometria clássica, ou euclidiana.
Um dos problemas que pode exemplificar como a geometria fractal pode ser aplicada onde a geometria clássica não pode resolver é o seguinte, dado um segmento de reta inicial deverá ser substituído por outros dois que tenha o tamanho igual a 1/3 do comprimento do primeiro, e seguir essa lógica indefinidamente, até que se chega a tal ponto que não sabemos se temos um segmento ou um ponto, para a geometria clássica esse problema é praticamente impossível de responder, pois se torna um paradoxo, porém com a geometria fractal chegamos a um hibrido entre ponto e segmento.
Durante as décadas de 80 e 90 muito se pesquisou sobre fractais e sua relação com as formas da natureza, no princípio acreditava-se que estas seguiam exatamente os padrões fractais, porém depois se concluiu que apesar de não seguirem exatamente o mesmo padrão ele se assemelhava muito. E não só nas formas se assemelham nos padrões, por exemplo, de crescimento de vegetação, ou a disposição das folhas em uma planta. É nesse ponto que o uso de fractais começa a ser pensado para design computacional. Pois assim pode-se criar texturas idênticas as da natureza, e assim criar imagens indistinguíveis do real.
A geometria fractal é fundamental no design computacional, pois faz previsões muito semelhantes de como ficará a forma real, desde materiais como madeira, ou até aqueles que sofrem ação da natureza, apesar de não ser natural, como o concreto; a criação de paisagens inteiras, ou ainda mesmo um jardim, usando a lógica dos fractais