Psicologia aplicada na administração
Psicologia – definição grego: psyqué significa alma e logos significa razão ou conhecimento = estudo da alma.
A psicologia tem um papel importantíssimo na administração, ambas se tornam mais eficiente quando aplicadas em conjunto. A psicologia por sua vez se torna um instrumento a disposição do administrador, principalmente quando o mesmo precisa analisar a forma de abordagem e avaliação de comportamento dos colaboradores de uma determinada empresa. Pois uma das finalidades da psicologia é ajudar o homem a se identificar com sua função.
A insatisfação de um bom funcionário por estar no setor inadequado, por falta de observação e compreensão do administrador, causa desgaste desnecessário e conseguintemente queda na produção, causando assim prejuízos a empresa. Quando colocado em pratica a comunicação, para que haja compreensão entre colaboradores e empresa, o resultado é favorável para ambos. Pois ao contrario do que se pensa, cada um tem seus potenciais, opinião e capacidades diferenciada. Quando o colaborador se identifica com o que faz o resultado não poderá ser outro se não positivo.
A psicologia também se torna fundamental quando se trata de trabalho em equipe. Pois envolve um grupo de pessoas com pensamentos e atitudes diferenciadas, que precisam trocar conhecimentos, para realizar com êxito as tarefas exigidas. Para isso, é necessário que cada individuo entenda que não esta sozinho e que precisa da ajuda e compreensão dos demais.
Para que isso se torne possível é indispensável à aplicação da psicologia na administração.
O psicólogo tem um olhar amplo de tudo que ocorre dentro de uma empresa. O papel do psicólogo não é apenas de selecionar pessoas e sim, promover a integração ajudandando no desenvolvimento do f uncionario. Ajuda com que o funcionário encontre nas suas atividade profissional sua auto-realizaçao. Fazendo que conseqüentemente o funcionário trabalhe mais motivado e gere mais lucro para