Psicologia aplicada à administração
Um administrador de empresas necessita aprender a lidar com o comportamento humano em um contexto específico, administração é também a ciência das relações humanas e não apenas estabelece técnicas, normas, procedimentos e funções cuja finalidade é ordenar os fatores de produção de modo a aumentar sua eficiência alocando-os sob princípios de racionalidade. Um motivo importante para se dominar alguns conceitos e ideias da psicologia, já que as empresas são formadas por pessoas, e as pessoas possuem comportamentos, na qual o administrador convive em seu cotidiano e precisa conhecer, e saber lidar.
A partir deste contexto o administrador consegue utilizar a psicologia de diversas formas a fim de enquadrá-la como benefício para a organização. Torna-se necessário saber e entender sobre as pessoas, o que elas sentem e como elas agem.
2. TEMA: A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL PARA O ADMINISTRADOR.
3. Justificativa: Aumento da eficiência e eficácia de uma equipe, ou até mesmo empresa através do conhecimento da psicologia do gestor (administrador) considerando o funcionário enquanto pessoa.
4. REFERENCIAL TEÓRICO
Através de pesquisas, tanto em bibliotecas, quanto na internet, tomamos como base inicial para estudo a chamada Teoria das Relações Humanas coordenada por Elton Maya , que concluiu que o desempenho dos colaboradores dependem de questões como comunicação, motivação, organização formal e informal.
5. DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA:
A falta de conhecimento da Psicologia Organizacional principalmente por parte dos gestores que atuam em áreas que não estão ligadas diretamente a área de Recursos Humanos, (como por exemplo, Contas a Pagar e a Receber e Marketing), onde estão mais sujeitos a cometer erros cotidianos perante sua equipe, erros esses que, na maioria das vezes ocorrem de forma despercebida pelo gestor, mas que afetam de formas diferentes os subordinados.
6. FORMULAÇÕES DE HIPÓTESES:
Um profissional da Área de Recursos Humanos