Psicologia- Alimentos regionais:Canjica
BACHARELADO EM NUTRIÇÃO psicologia aplicada À nutrição
2º EIXO
Docente: Clarissa nesi venzon discentes: muriel puppy n. ferreira
Priscila aline dantas de lima
CANJICA
NATAL
2014
INTRODUÇÃO O presente trabalho aborda a canjica, alimento típico da região nordestina, tem como objetivo elucidar sobre seus aspectos históricos, culturais e regionais, sua relação com as festividades, algumas curiosidades e o papel desse alimento na formação familiar e pessoal das autoras, servindo como tarefa de avaliação na disciplina de Psicologia aplicada à nutrição.
ASPECTOS HISTÓRICOS
Acredita-se que a canjica provavelmente teve origem portuguesa ou africana e que tenha chegado ao Brasil através dos escravos sendo o principal alimento dos mesmos e ao chegar à mesa dos senhores dos escravos ganhou novos ingredientes. O prato se popularizou na região Nordeste do país e antigamente era um prato obrigatório no jejum da sexta feira santa e nos dias atuais faz parte da cultura nordestina onde esse alimento não pode faltar na celebração dos feriados juninos.
RELAÇÃO COM AS FESTIVIDADES
É um alimento típico da culinária brasileira, mas comum na região nordeste devido aos festejos juninos, sendo consumido o ano inteiro, tendo um período onde ocorre uma demanda maior, nos meses de junho e julho constituindo um dos alimentos mais consumidos nesse período tendo um aspecto cultural muito grande, pois faz parte da tradição dos festejos juninos da região nordeste.
RELAÇÃO COM A ECONOMIA REGIONAL
Por ser um alimento de fácil preparo e de ingredientes simples torna-se frequente na mesa do nordestino mesmo fora do período das festas juninas, porem é na época dos festejos que a canjica gera um aspecto econômico, pois a venda se torna mais frequente em diversos locais como padarias, feiras, barracas de rua e também vendedores ambulantes e tem bastante procura devido à