O DESAFIO DAS INICIATIVAS: ROMPER BARREIRAS E CONCRETIZAR ESPAÇOS.
Descrição
Relato do processo da inclusão da LE Espanhol na matriz curricular das escolas de 3º e 4º ciclos, iniciado através do Projeto “Língua Espanhola nas escolas da Rede Municipal de Niterói.”
Objetivos
A aprendizagem da língua espanhola como língua estrangeira deve oportunizar ao aluno a descoberta de novos horizontes culturais; o exercício da cidadania; a integração social; a motivação; o gosto pela expressão oral e escrita; o conhecimento e a ampliação de vocabulário específico que possibilite a leitura, a compreensão de textos e a escrita básica dessa língua.
Justificativa
A aprendizagem de uma língua estrangeira é direito de todos os alunos do ensino fundamental. O ensino da língua espanhola no Brasil obedece a uma necessidade político-cultural porque reafirma os laços de latinidade e torna-se, para os alunos, mais um instrumento de mudança de seu entorno social pela apropriação de um novo sistema linguístico e descoberta da pluralidade cultural latina. “A construção de significados e de estilos de expressão da própria individualidade, através de outra língua/linguagem – a da língua estrangeira – reforça a tese da