Transtornos alimentares e saúde pública
ALIMENTARES:
• A necessidade de abordar esta problemática surgiu pela constatação de que este contributo não tem sido pacificamente aceito no meio cientifico.
• A sociologia procura enquadrar estes fenômenos em um contexto social específico, tomando por base a ligação entre a sua ocorrência e a presença de determinados fatores sócio-culturais, enquanto outras ciências, como é o caso da ciência médica, a psiquiatria ou a psicologia dão importância quase exclusiva nesse domínio, a fatores de ordem orgânica e/ou psicológica, relativizando o contributo de um contexto social. OBJETIVO:
• Falar um pouco sobre os distúrbios alimentares e da discussão que se gera em volta do contributo da sociologia para a sua explicação, quer ao nível das suas causas, quer dos fatores que propiciam o seu desenvolvimento. A explicação sociológica desses distúrbios é necessária por duas razões:
1) Por existir um interesse surgido a partir da considerável produção de artigos sobre distúrbios alimentares e seus agravos, esses artigos apresentam uma relação com os aspectos específicos da sociedade que nos últimos anos pauta-se na apologia da magreza. “A valorização de uma imagem corporal magra foi aí apontada como um dos aspectos da sociedade atual, que mais contribui para o desenvolvimento deste tipo de distúrbio.”
2) Trata-se, concretamente, de um interesse pela forma como o corpo é perspectivado como um objeto, capaz de ser manipulado e moldado, tendo em vista a prossecução dos mais variados objetivos nos diversos domínios da esfera social, fator que lhe confere uma importância particular nas sociedades atuais.
ANOREXIA
A anorexia é uma perturbação na apreciação da forma corporal, traduzida pelo medo constante de engordar e por uma recusa em manter o peso considerado normal para estatura individual. Esta recusa, associada ao pânico de engordar, ou de aumentar de peso , liga-se ao fato de o
individuo