Projeto metodo
1.1 Justificativa :
O modelo de beleza imposto pela sociedade atual corresponde a um corpo magro sem, contudo, considerar aspectos relacionados com a saúde e as diferentes constituições físicas da população.
Esse padrão distorcido de beleza acarreta um número cada vez maior de pessoas que se submetem a dietas para controle do peso corporal, ao excesso de exercícios físicos e ao uso indiscriminado de laxantes, diuréticos e drogas anorexígenas1. (OLIVEIRA; BOSI; VIGÁRIO; VIEIRA, 2003).
Dessa maneira, analisar a produção científica dos transtornos alimentares e da imagem corporal tornou-se extremamente relevante, por proporcionar um conhecimento mais expressivo acerca do comportamento nutricional sobre essa temática nos últimos anos.
1.2 Definição e delimitação do problema :
Os TCAs possuem causas múltiplas, que incluem fatores genéticos, ambientais e comportamentais. A preocupação excessiva com o peso corporal acarreta certos comportamentos, já citados, que são considerados como precursores de transtornos alimentares. Dentre eles, os principais são a anorexia e bulimia nervosa.
As pessoas acometidas por anorexia nervosa ou bulimia nervosa apresentam, em comum, preocupação excessiva com peso e dieta, além de insatisfação e distorção de sua imagem corporal e, em geral, são resistentes ao tratamento.
As mulheres jovens, por serem mais vulneráveis às pressões da sociedade, da cultura e da economia sobre os padrões estéticos, compõem o grupo de maior risco de instalação de TA. . (OLIVEIRA; BOSI; VIGÁRIO; VIEIRA, 2003).
Por esse motivo, o enfoque deste projeto será destinado principalmente a mulheres jovens e adultas entre 18 e 30 anos, onde os transtornos alimentares são mais frequentes, afetando 3,2% desta população.
1.3 Revisão da Literatura :
A anorexia nervosa se caracteriza basicamente por um medo exagerado de engordar, consequente manutenção de um peso abaixo do esperado para idade e altura, perturbação na forma de