PSICANALISE COMO CIENCIA
Este trabalho tem por finalidade o conhecimento da vertente psicanalítica de acordo com a ciência; e como esta trabalha para comprovação cientifica, já que, para que se torne ciência esta necessita de métodos, que constitui um dos pontos centrais nas formas de conhecimento.
DIMENSÃO CIENTIFICA DA PSICANÁLISE
A preocupação da cientificidade da Psicanálise nasce juntamente com ela. Essa questão sobre ser ou não ciência é muito polêmica, já que, a ciência é considerada por muitos um método empírico e que não há outro método que garanta a qualidade das informações obtidas em um corpo de conhecimento. Portanto, de acordo com a ciência o que não pode ser experimentado, testado não pode ser comprovado.
Para Freud, a ciência era ponto de referencia e mira. Sua descoberta, descortinou o que se pode chamar a inadequação do ser humano á pesquisa cientifica, uma tendência a recusar, a recalcar o saber.
A Psicanálise tem na sua base a ciência e a filosofia e bebe delas, criando uma característica própria de conhecimento que é tão válida e importante quanto a ciência empírica, criando uma epistemologia particular, já que um corpo de conhecimento para ser importante e aceita não precisa necessariamente ser cientifica (empírica) e isso é fato. Existe universidades e institutos que investem em recursos e pesquisas relacionadas à Psicanálise.” (Marcelo Vinicius)
Logo, a Psicanálise, tem sua epistemologia própria, independente da visão empírica. Dentro dos pressupostos positivistas esta não poderia ser considerada uma ciência, contudo a psicanálise se trata não de comprovação de resultados no método empirico, já que, lida com o ser humano em sua complexidade e subjetividade a partir do sintoma, trabalhando instintos, pulsões, e a linguagem através das manifestações inconscientes.