Relações, Conflitos e Contribuiçoes entre a Filosofia e a Psicanálise
Metapsicologia e Weltanschauung (cosmovisão). Antes de refletir sobre o verbete Weltanschauung é indispensável ver algo sobre o verbete metapsicologia. (Freud, 1932-1936-1996).
Segundo Laplanche e Pontalis (1998) metapsicologia é um termo pensado e criado por Freud para qualificar a psicologia que ele criou; assim considerada na sua dimensão mais teórica. A metapsicologia elabora uma série de valores que vão além do experiencial. Um termo que poderia ser equiparado a metafísica em filosofia. Algo que vai além da física, além do palpável, que se pode ver.
O termo metapsicologia, segundo Laplanche e Pontalis (1998), encontra-se nas cartas de Freud a Fliess. Ele, Freud, utiliza um termo para falar da originalidade da psicologia e, conseqüentemente, edificá-la. Metapsicologia leva ao outro lado da consciência; vai além do perceptível que as psicologias vigentes tratavam.
Ainda, segundo Laplanche e Pontalis (1998), trata-se da reflexão de Freud sobre as relações entre a metafísica e a metapsicologia que vai além desta simples aproximação: define a metapsicologia como passagem significativa, como uma tentativa científica de restaurar as contribuições metafísicas; estas, como as crenças supersticiosas ou certos delírios paranóides projetam em forças exteriores o que, na realidade, é próprio do inconsciente.
Ainda, segundo os mesmos autores, Laplanche e Pontalis (1998), a preocupação de Freud em cunhar o termo metapsicologia, demonstra a sua vocação e gosto filosóficos, relatados por ele mesmo em suas cartas dirigidas a Fliess. E suas reflexões sobre as relações entre a metafísica e a metapsicologia ultrapassam a simples aproximação; querem definir a metafísica como uma passagem significativa, tentando cientificamente dar novo vigor às construções metafísicas. Todo esse esforço vai desembocar na psicologia do inconsciente seria converter a metafísica em metapsicologia.
Assim sendo, seguindo o