Atividade de Psicologia Jurídica
1 Qual a relação entre cotidiano e conhecimento científico? Dê um exemplo de uso cotidiano do conhecimento científico.
R: Uma relação de aproximação e afastamento. O cotidiano e o conhecimento científico que temos da realidade aproximam-se e se afastam: aproximam-se porque a ciência se refere ao real; afastam-se porque a ciência abstrai a realidade para compreendê-la melhor, ou seja, a ciência afasta se da realidade, transformando-a em objeto de investigação — o que permite a construção do conhecimento científico sobre o real.
Ex: Newton fez uma abstração para formular uma lei cientifica (fato cientifico) a partir da fruta que cai da árvore (fato cotidiano).
2 Explique o que é senso comum. Dê um exemplo desse tipo de conhecimento.
R: É o tipo de conhecimento que adquirimos e vamos acumulando no cotidiano, um conhecimento intuitivo e espontâneo que é necessário para tornar nossas vidas menos complicadas.
Ex: Quando atravessamos a pista sabemos exatamente medir a distância e a velocidade do automóvel que vem em nossa direção sem precisar de uma calculadora ou fita métrica para isso.
3 Explique o que você entendeu por visão-de-mundo.
R: Uma determinada forma de compreender o mundo, que é produzida pelo senso comum através de uma mistura e reciclagem de conhecimentos de outros setores do saber humano, transformando-os em uma teoria simplificada.
4 Cite alguns exemplos de conhecimentos da Psicologia apropriados pelo senso comum.
R: “Menina complexada”, “rapaz neurótico”, “ficar histérico”.
5 Quais os domínios do conhecimento humano? O que cada um deles abrange?
R: Arte, religião, ciência e filosofia. A arte abrange toda a manifestação humana de ordem estética; a religião abrange todas as formas de comportamento através dos quais o homem procura se relacionar com a divindade; a ciência abrange toda forma de conhecimento adquirido através do método científico; a filosofia abrange toda reflexão