Trabalho psicologia jur dica
RICARDO CONCEIÇÃO COSTA MENEZES
ASPECTOS HISTÓRICOS E CONCEITUAIS DA PSICOLOGIA JURÍDICA
Manaus-AM
2015
RICARDO CONCEIÇÃO COSTA MENEZES
ASPECTOS HISTÓRICOS E CONCEITUAIS DA PSICOLOGIA JURÍDICA
Trabalho Acadêmico apresentado como requisito para obtenção de nota parcial da disciplina Psicologia Jurídica, no Curso de Direito da Universidade UNINORTE.
Orientadora: Prof.ª Jucinara Figueiredo Pinheiro
Manaus-AM
2015
ASPECTOS HISTÓRICOS E CONCEITUAIS DA PSICOLOGIA JURÍDICA
1 UM BREVE HISTÓRICO DA PSICOLOGIA JURÍDICA NO BRASIL E SEUS CAMPOS DE ATUAÇÃO
A obra apresenta referenciais históricos da Psicologia Jurídica no Brasil, principais áreas de atuação, como a psicologia e o Direito se aproximaram e do desiderato de sua utilização na Psicologia Jurídica.
A princípio, aduz sobre o reconhecimento profissional dos psicólogos brasileiros na área da Psicologia Jurídica e seu reconhecimento legal pela instituição penitenciária.
Segundo a autora, remonta da Antiguidade e a Idade Média, a preocupação com a avaliação do criminoso. Ocorre a cooperação dos psicólogos clínicos com os psiquiatras. O psicodiagnóstico ganha força. Surge a Psicologia do Testemunho.
Em seguida relaciona os campos em ascensão da atividade do psicólogo, como, p. ex., o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que amplia o trabalho do psicólogo.
Depois, menciona que na área acadêmica não são todos os cursos de Psicologia que oferecem a disciplina de Psicologia Jurídica e que nos Cursos de Direito a disciplina já se tornou de caráter compulsório.
Em linhas gerais, afirma que na Psicologia Jurídica há uma predominância das atividades de confecções de laudos, pareceres e relatórios, de cunho avaliativo e de subsídio aos magistrados. Por fim, descreve as diversas ações e atividades realizadas pelo psicólogo.
2 BREVE HISTÓRICO DA PSICOLOGIA JURÍDICA
Segundo o autor, a psicologia jurídica