Sono
Durante o sono é o momento que o organismo mais produz os hormônios do crescimento. Tais hormônios possibilitam o rejuvenescimento e a renovação celular. Com o sono inadequado as células são má repostas. Assim, as pessoas que não dormem bem envelhecem mais rápido. O sono deve ser profundo e reparador. As consequências de uma noite mal dormida incluem: mau humor, baixa capacidade de concentração, baixo rendimento no trabalho e perda do apetite sexual, entre outros
Por que o sono é fonte de juventude?
Durante o sono é o momento que o organismo mais produz os hormônios do crescimento. Estes hormônios possibilitam o rejuvenescimento e a renovação celular. As células nascem e morrem. Com o sono insatisfatório, as células são mal repostas. Sendo assim, as pessoas que não dormem bem envelhecem mais depressa. Até os 20 anos, o organismo aproveita 100% dos hormônios do crescimento, ou seja, até a idade em que o corpo está desenvolvendo. Após os 20 anos, o aproveitamento destes hormônios, produzidos até a morte, é de apenas 10%.
Sono e o organismo A falta do sono provoca o desequilíbrio endócrino e metabólico. Em conseqüência, a pessoa pode engordar ou emagrecer muito. Tudo funciona sem equilíbrio desregulando até mesmo o nível do colesterol e do triglicérides, que pode ser resolvido apenas com o sono adequado. O sono torna-se uma verdadeira terapia.
Como deve ser o sono O sono deve ser profundo e reparador. Como o próprio nome diz, o organismo se chama organismo porque se organiza. Ele precisa apenas de um belo sono reparador. Por isso a pessoa precisa dormir, porque o resto o organismo faz, porque ele está naturalmente sempre procurando o equilíbrio.
Consequências de uma noite mal dormida
• Mau humor no dia seguinte;
• Irritação com qualquer coisa;
• Baixa capacidade de concentração;
• Baixo rendimento no trabalho;
• Perda do apetite sexual;
• Estresse;