O Sono
Especialistas afirmam que, para garantir uma boa saúde, se deve dormir entre 7 e 9 horas por dia.
Alguns estudos apontam que indivíduos que dormem menos de 7 ou mais de 8 horas têm maior probabilidade de morrer mais cedo.
Os bebés recém nascidos precisam de cerca de 17 horas de sono por dia, em períodos intercalados. Essas horas tendem a ir diminuindo até os 10 anos de idade, quando a criança passa a precisar de 8 a 10 horas de sono por dia.
Para os adultos a média é de 8 horas de sono, mas esse tempo continua a diminuir com a idade, passando para 5 a 6 horas até os 60 anos.
Para a maioria dos idosos, dormir é um problema. Não têm pressões profissionais e as preocupações são menores, mas o simples acto de dormir é um drama. Muitos idosos estão descontentes com o seu sono e tomam, durante anos a fio, comprimidos para dormir.
A falta de sono pode trazer consequências devastadoras para o organismo como as falhas da memória, cansaço excessivo e stresse num curto período de tempo e, a longo prazo, pode levar à morte precoce.
Fases do sono
Fase 1: Quando estamos entre o dormir e o acordado. É 2 a 10% do total do sono.
Fase 2: Sono leve, é 50% do total do sono.
Fase 3: Sono profundo, relaxamento máximo tanto muscular como cerebral. É a fase em que melhoramos a nossa força física e mental.
Fase 4: Fase onde ocorrem os sonhos, máxima actividade cerebral. Dura de 15 a 30 minutos
Durante a noite estas fases repetem-se sequencialmente várias vezes. Cada ciclo completo consta de 1,2,3,4,3,2 e REM, e Dura de 90 a 100 minutos.
Benefícios de dormir bem:
Os benefícios de uma boa noite de sono são indiscutíveis, pois dormir bem é importante para a saúde física e mental.
As horas de sono representam um terço de toda uma vida, e se as noites não forem suficientes para descansar o corpo o organismo fica mais sujeito à infecções, depressões e outros problemas de saúde.
Consequências de dormir pouco: