capas
Segundo Predebon (2008), o bruxismo é causado por uma excessiva contração dos músculos da face, que possuem íntima relação com os dentes. O desgaste dentário e, em alguns casos, a presença de dor são consequências da contração muscular anormal. De causas variadas, o desgaste dentário existe em qualquer idade, sendo mais comum na dentição decídua, devido a uma necessidade normal do organismo no acomodamento dentário e muscular que passa por diversas mudanças na infância. No entanto, na presença de um desgaste dentário excessivo ou dor, pais, responsáveis devem ficar atentos.
O bruxismo tem causas multifatoriais que podem nos alertar para problemas de saúde física e psíquica que estão sendo despercebidos. Se perceber que a criança apresenta os sintomas descritos abaixo, procure um dentista para fazer uma avaliação:
Considerações Éticas
Nossa prática assistencial será baseada nas Diretrizes e Normas Regulamentadoras de pesquisa envolvendo Seres Humanos, conforme a Resolução 196 de 10 de outubro de 1996, do Conselho Nacional de Saúde.
Dentre as questões éticas enunciadas na resolução 196/96, procuramos dar especial ênfase aos seguintes aspectos:
-Esclarecer os objetivos do estudo e os procedimentos que serão utilizados na pesquisa;
-Possibilitar aos sujeitos do estudo o livre arbítrio de desistência durante a realização da pesquisa;
- Assegurar aos sujeitos do estudo, a confidencialidade das informações obtidas;
-Não divulgar imagens sem o seu consentimento;
Preservar o anonimato dos sujeitos e sua privacidade utilizando nomes fictícios de personagens infantis, a saber: Lula Molusco, Bob esponja, Mickey, Mine, Pato Donald, Cinderela, Encantado, Polly, Barbie e Ben 10.
Levando em conta estes aspectos, foi elaborado um termo de consentimento (APÊNDICE A), para todos os sujeitos do estudo, no qual consta o seu objetivo, os demais itens acima, e a assinatura das estudantes deste estudo.