sono
O presente estudo refere-se a uma pesquisa acerca da importância do sono na vida do ser humano, a maneira e atitudes corretas para se ter uma boa noite de sono e também os problemas que podem se derivar de noites mal ou pouco dormidas.
Percebe-se que muitas pessoas tem dificuldade para acordar cedo, ou para dormir a noite, fazendo se sentirem indispostas e sonolentas durante o dia. Por isso, pretendo pesquisar a importância e assuntos relacionados ao sono.
DESENVOLVIMENTO
2 O SONO
Sono é o nome dado ao repouso que fazemos em períodos de cerca de 8 horas em intervalos de cerca de 24 horas. Durante esse período nosso organismo realiza funções importantíssimas com consequências diretas à saúde como o fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios (hormônio do crescimento, insulina e outros), consolidação da memória, isso sem falar no relaxamento e descanso da musculatura.
2.1 A IMPORTÂNCIA DO SONO
O sono é uma necessidade humana básica, mas muitas pessoas sabem muito pouco sobre o sono e a sua importância e tentam se manter com poucas horas de sono. O sono é uma necessidade de nosso organismo e não uma opção!
Apesar das razões exatas para a existência do sono permanecerem um mistério, sabemos que durante o sono muitos dos principais órgãos do corpo e sistemas regulatórios continuam a trabalhar ativamente. Na realidade, algumas partes do corpo aumentam a sua atividade de forma acentuada e o organismo produz maior quantidade de determinados hormônios. Durante o sono, o cérebro classifica e armazena memórias e o corpo se recupera dos desgastes do dia.
O sono, assim como a dieta e a alimentação, é importante para nossa mente e nosso corpo funcionar normalmente.
Um relógio biológico interno regula o tempo do sono. Ele programa as pessoas para sentirem sono durante a noite e ficarem ativas durante o dia. A luz sincroniza o relógio biológico para um ciclo de dia/noite de 24 h.
O efeito de uma madrugada em claro é