teste Confias
O teste CONFIAS é indicado para crianças a partir de 4 anos, sendo que pode ser utilizado por fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicólogos e professores. Dentre seus materiais, contem 01 manual de aplicação e avaliação, 05 cadernos de aplicação, 01 bloco de folhas de resposta, 06 pranchas com bolsa.
O objetivo do teste é avaliar a consciência fonológica de maneira abrangente e seqüencial de crianças não alfabetizadas ou em processo de alfabetização, bem como no tratamento de dificuldades e ou transtornos de aprendizagem e de fala.
O que é consciência Fonológica?
É a capacidade de refletir sobre os sons da fala e manipula-los. Desta forma pode-se dizer que as sub-halidades da consciência fonológica são:
Rimas e aliterações;
Consciência de palavras;
Consciência silábica;
Consciência fonêmica.
Rimas e Aliterações A rima representa a combinação fonêmica entre duas palavras a partir da vogal da sílaba tônica. Como por exemplo, para rimar com a palavra SAPATO, a palavra deve terminar em ATO, já para rimar com CAFÈ, a palavra precisa terminar somente em È. A equidade deve ser sonora e não necessariamente gráfica, ou seja, as palavras OSSO e PESCOÇO rimam, pois o som em que terminam é igual, independente da forma ortográfica.
Já a aliteração representa a repetição da mesma sílaba ou fonema na posição inicial das palavras. Podemos perceber o uso desta ferramenta nos trava-línguas onde há a repetição no decorrer da frase, várias vezes do mesmo fonema.
Crianças de 4 ou 5 anos fazem uso do recurso de rimas nas suas brincadeiras, como chamando os colegas de “Ana cara de banana”, mesmo sem saber que é uma rima, é uma forma espontânea, e assim a criança vai criando recursos para a consciência fonológica. Consciência de palavras Pode ser chamada também de consciência sintática, diz respeito à habilidade de segmentar a frase em palavras, percebendo a relação entre elas