Pscologia Cultura Organizacional
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
CULTURA ORGANIZACIONAL
Ícaro Raposo
Juliana Coelho
Stefanie Brandão
Tamur Monteiro
Vanessa Helena
Wagner Valério
Watason Bertani
Wilian Romeiro
Manhuaçu – MG
2014
Ícaro Raposo
Juliana Coelho
Stefanie Brandão
Tamur Monteiro
Vanessa Helena
Wagner Valério
Watason Bertani
Wilian Romeiro
CULTURA ORGANIZACIONAL
Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia como requisito para obtenção de nota. Prof.ª Milena
Manhuaçu – MG
2014
INTRODUÇÃO
Trataremos a seguir dos estudos e conceituação de cultura organizacional, tendo como objetivo detalhar e aprofundar o máximo possível os aspectos culturais e organizacionais como um todo. Buscaremos entender o que é cultura organizacional e como ela se manifesta.
Desta forma quando nos referimos à cultura, faremos referência à forma de como os valores da organização são disseminados, absorvidos e propagados pelos colaboradores para o alcance dos objetivos organizacionais. A análise cultural de uma organização nos permite observar que a cultura não é estática, e está propensa a mudar com o decorrer do tempo devido a variáveis ambientais e culturais.
A compreensão do que são os valores organizacionais e como estes são absorvidos pelos colaboradores possibilita aos gestores desenvolver uma forma estratégica, ações de um ciclo organizacional. Após essa definição descreveremos as características de uma organização e como se aplica uma cultura organizacional.
CULTURA ORGANIZACIONAL
Inicialmente na Roma antiga a palavra Cultura se restringia apenas ao cultivo do solo, o trabalho exercido na terra direcionado diretamente a produção de alimentos e plantas de utilidade, posteriormente principiou-se a relacionar cultura também com o cuidado com as crenças e a preocupação com sua qualidade de vida, formação de caráter entre outros.
Em seguida associou-se cultura também a religião e religiosidade dos seres humanos, durante essas transições havia alguns escritores que até se