prática docente
Instituto de Letras – IL
Curso de Licenciatura em Letras – Português
_____________________________________________________________________
REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NAS AULAS DE PORTUGUÊS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL EÇA DE QUEIROZ
Cirlene da Silva Lima
Buritis – MG
2014
CIRLENE DA SILVA LIMA
REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NAS AULAS DE PORTUGUÊS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL EÇA DE QUEIROZ
Trabalho apresentado à Coordenação do Curso de Graduação de Licenciatura em Letras, da Universidade de Brasília, como requisito parcial para aprovação na disciplina Projeto Final de Curso II.
Orientador: Eni Abadia Batista
Buritis-MG
2014
1 INTRODUÇÃO
A prática docente deve ser deve ser fundamentada em saberes necessários a uma atitude reflexiva do estudante. O professor assume uma postura de construtor de saberes, quando na verdade o seu papel é de mediador, mas estes papeis precisam ser embalados no ritmo dos discentes, uma vez que ambos precisam ser motivados por um ideal comum: a busca do conhecimento e da aprendizagem significativa. Desse modo, devem ser levados em consideração não apenas os saberes aprendidos mediante teoria, mas também os saberes absorvidos com as experiências práticas e reais, sem as quais não se consolida a transmissão do conhecimento.
Abordando o tema: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NAS AULAS DE PORTUGUÊS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL EÇA DE QUEIROZ, esta MONOGRAFIA tem por objetivo refletir sobre a prática docente atual, revendo o papel do educador na formação de cidadãos bem como a função social da escola e a participação da família no processo de ensino-aprendizagem.
Os objetivos Específicos são:
a. Apontar estratégias eficazes e produtivas no processo de ensino-aprendizagem.
b. Destacar o papel social da escola no