A prática docente
LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO
DIDÁTICA
Josilene Pereira da Silva
Patricia Iuly de Castro de Souza
Relatório de Pesquisa sobre a Prática Docente
ARAGUATINS – TO
2012
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS - CAMPUS ARAGUATINS
LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO
DIDÁTICA
Josilene Pereira da Silva
Patricia Iuly de Castro de Souza
Relatório de Pesquisa sobre a Prática Docente
Relatório apresentado como requisito para obtenção de nota na Disciplina de Didática do Curso de Licenciatura em Computação.
Orientadora: Prof.ª Quitéria Alcântara
ARAGUATINS – TO
2012
DEDICATÓRIA
Dedicamos este trabalho a nossos amados amigos e familiares que nos apóiam e a nossa Prof.ª Quitéria Alcântara que sempre tem nos ensinado a dar o melhor de nós.
AGRADECIMENTOS
Agradecemos a Deus por nos conceder a graça de estarmos vivas, porque em todos os momentos sejam bons ou maus Ele está conosco.
“Um meio sem intenções didáticas evidentemente é insuficiente para lograr que aluno se aproprie de todos os conhecimentos culturais que se deseja que adquira.”
Brousseau
INTRODUÇÃO
Em vista das importantes contribuições que a didática oferece para a prática docente, o presente relatório apresenta os resultados de uma pesquisa que visa compreender tal prática conhecendo de fato como trabalham os professores e refletindo sobre a educação e o real papel do educador e da escola. Nesse sentido, foram realizadas entrevistas em algumas unidades escolares de Araguatins com professores do Ensino Fundamental da 1º e 2º fase e um professor do Ensino Médio.
Importante ressaltar que em ambas as Unidades Escolares foi notável certa resistência por parte de alguns professores que se mostraram desinteressados pelo assunto. Conquanto outros não dispunham de tempo para nos receber. Contudo, foi nos propiciado certa liberdade para que as entrevistas fossem