Suspensões
* Fármaco sólido a ser disperso; * Agente suspensor; * Agentes floculantes;
2°/ Qual a função dos agentes floculantes? Explique.
Favorecem a floculação, processo no qual as partículas se agrupam formando aglomerados frouxos facilmente redispersíveis. A defloculação é o processo oposto à floculação, caracterizado pela quebra dos aglomerados em partículas individuais formando um sedimento compacto de difícil redispersão. Os sistemas defloculados originam sedimentos que formam muito facilmente uma pasta ou massa de difícil redispersão (caking.) e não convenientes para uso farmacêutico. Do ponto vista farmacêutico, as suspensões floculadas são mais desejáveis que as defloculadas. Esses agentes são divididos em surfactantes, polímeros hidrofílicos, argilas e eletrólitos.
3°/ Fale sobre o crescimento de cristais nas suspensões, e explique por que ocorre essa formação.
Quando os cristais de uma determinada substância encontram-se em suspensão num meio líquido no qual a substância é parcialmente solúvel, pode observar-se o fenômeno do crescimento dos cristais. Isto ocorre quando a concentração da substância na solução é superior ao coeficiente de solubilidade desta. Este fenômeno pode ocorrer devido a variações de temperatura (abaixamento da temperatura), ao polimorfismo da substância suspensa ou ainda às diferenças de tamanho dos cristais dispersos (Prista et al., 1995). As suspensões são menos susceptíveis à degradação química que as soluções, mas com a presença de água na formulação seu prazo de validade é geralmente curto.
4°/ O controle de qualidade envolve verificar certas características da suspensão. Cite alguns testes que devem ser feitos nesse controle.
- Avaliação das características organolépticas.
- Verificação do peso / volume.
- Controle do pH.
- Determinação da viscosidade (a viscosidade deve permitir o fácil escoamento da suspensão do frasco).
- Determinação da densidade