Gestão da produção
• O estudo de localização de instalações é um dos aspectos mais importantes dentro do planejamento estratégico, através dele é possível analisar, identificar e definir onde serão as instalações da empresa.
HISTÓRIA
• O estudo da teoria da localização sob a ótica econômica iniciou-se formalmente em 1909, quando
Alfred Weber analisou o problema de como posicionar um único armazém e de como minimizar a distância entre este e seus vários clientes.
PRINCIPAIS CRITÉRIOS
Os principais critérios na escolha da localização das instalações são:
1.
Custo do local
2.
Impostos locais
3.
Disponibilidade de mão-de-obra capacitada
4.
Incentivos fiscais
5.
Restrições ambientais
6.
Fornecimento de Matéria-Prima
CUSTO DO LOCAL:
• Através de pesquisas é possível recolher e estudar as informações sobre o local com objetivo de ser apresentada ao decisor final, aquele que vai decidir o local da empresa. Só com as informações o decisor consegue diminuir o grau de incertezas referente ao local estudado, desde a análise das ofertas de terrenos à procura e visitas a terrenos, negociações das condições de compra e etc.
IMPOSTOS LOCAIS:
• Os impostos locais são definidos de acordo com diferentes políticas fiscais do local. Numa mesma região, por exemplo, os impostos podem variar consideravelmente, o que varia também o valor bruto a ser pago pela empresa no que se refere a impostos. DISPONIBILIDADE DE MÃO-DE-OBRA
CAPACITADA
• É de fundamental importância identificar em cada região se existe mão-de-obra qualificada, que possua competências necessárias, com salários aceitáveis. Para isto, deve-se estabelecer contato contínuo com o sindicato dos trabalhadores, permanecendo informado sobre mudanças e exigências da categoria.
INCENTIVOS FISCAIS
• Outro ponto a ser analisados são os incentivos fiscais. Deve-se pesquisar e analisar quais os incentivos oferecidos pelo governo para empresas instaladas em